quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hopper e Degas

Eu sou assombrado pelo Hopper.


Aquelas solidões. Aqueles vazios. O indivíduo e todo o espaço. Para dentro e para fora dele mesmo.


Aqueles olhares que nunca se encontram. Todos estão sós, juntos. 



Acontece que um dia eu descobri, em uma parede, um quadro do Degas que tinha o Hopper todo nele. Foi daquela matéria que o Hopper puxou, puxou, esticou, arrumou, botou uns silêncios e criou sua própria obra.  Como diria o Manoel de Barros, o Hopper tem que dar federação ao Degas. Nessas solidões, o Degas exerce PRIMAZIA.
Além de tudo, a Bebedora de Absinto tem umas cores, e uns tons, que são os que vejo pela minha janela, neste fim de tarde de outono. Eu estou com ela.






3 comentários:

  1. Engraçado... sempre que vejo este quadro me dá a sensação de que a bebedora ainda não bebeu o tal de absinto... Parece que ela está indecisa. Não sabe se bebe para esquecer o amor que já lhe esqueceu ou se não bebe para se lembrar que ele não voltará.
    P.S. Beijo meu tu não ganha... só para constar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu a considero fantástica. Não é só o olhar. É toda a posição do corpo. Tem um desalento...

    Sobre beijo, fico aliviado!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado...vivi um momento precido antes de me casar. Era uma noite de muito frio, me sentei no alpendre com 3 doses de white horse e on the road nas mãos, e ouvindo Allman Brothers em Filmore East. Fui engolido por tantas reminiscências boas da adolescência, que se me pintassem num quadro, apareceria assim.

    ResponderExcluir