segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A agressão aos moradores do Pinheirinho: algumas perplexidades

Sou um sujeito lento. Não consigo acompanhar tudo que se tem produzido na mídia, especialmente a eletrônica, sobre tudo quanto acontece a todo tempo no mundo inteiro. Tanta informação é coisa de enlouquecer. Muito já foi dito, instantaneamente, sobre a violência sofrida pelos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Entre tantas, recomento este editorial do Sul21. O que registro aqui são apenas algumas de minhas perplexidades com o caso.


http://maierovitch.blog.terra.com.br/2012/01/23/pinheirinho-e-o-uso-precipitado-da-forca-publica/

Eram milhares de mulheres, homens, velhos quebrados de uma vida de serviço, trabalhadores, migrantes fugidos da seca e da fome no nordeste, pobres, crianças de colo, crianças. Crianças. Crianças. Crianças. Ocupavam ilegalmente uma área que pertencia à massa falida de um especulador criminoso. Foram expulsos de suas casas pela polícia, por ordem da justiça. Velhos. Crianças. Famílias. Crianças. 

Crianças.

Crianças.

Crianças.

Uma solução política poderia ter sido feita. Deveria ter sido. Os políticos são pagos pelo dinheiro de quem paga impostos. Estes são gerados pelo trabalho daquela gente. A polícia também. E o juízes. Uma solução política. Sim, sim, já se tentava há muito tempo. Era preciso tentar mais. É para isso que se paga políticos. E a formação de juízes e delegados. É para isso que se paga cursos de Direito.

As cidades brasileiras estão se transformando em monstros inviáveis. Impensáveis. Em quimeras urbanas. Mas não há o que se fazer senão lutar contra o monstro. 

Famílias inteiras, suas casas derrubadas. Anos de trabalho. Juntar salário, comprar material, fazer a casa. Morar lá, com a sua família.

As versões da mídia televisiva foram, em maioria, fantasiosas. Narraram o que não houve. Omitiram. Misturaram. Estudaram como fazer para melhor confundir.

Que direito de propriedade é esse que promove tanta barbárie? Que arranca a casa de velhos, de crianças? 

Crianças.

A ação tinha base legal. É verdade. Quando se destrói a casa de moradia de milhares de famílias pobres para defender o direito absoluto de propriedade de um especulador, não são os ocupantes que estão errados. É a lei. 

E o sistema que gera a lei.



Um comentário:

  1. Este...nosso governador Geraldo Alckmin !!! sinceramente não consigo entende ainda seu modo de governar ,como é que pode permitir que eliminem com um bairro inteiro com casas de pessoas que pagaram não foram assessoradas de forma alguma em sua gestão que já esta pendurando (8)oito anos direto ,com mais quatro ou seja foi justamente na sua gestão que este fato aconteceu ,de terem invadido uma areá não produtiva é que estava ociosa com dividas com o governo impagável.porque deixou chegar á este ponto .é porque ao inverso de se ficar pagando aluguel para estas pessoas não se constroem abtação ,moradia apropriada para estas pessoas trabalhadoras ,que mal tem o direito de se defender de um esquadrão mandado por uma juiza que nem explorou o contato com os moradores antes de espanca-los , olha isso so mostra que o progresso é feito á qualquer preço. este Governador junto com seus policiais que juram que com eles não acontece nada se vierem á praticar crimes com suas fardas porque á corporação da policia os livram de quais quer crimes que vierem á cometer .É só olhar as estatistica quantos policias foram pressos por ter cometido crimes ,ao contrario são tidos como Heroes o que não são é só olhar para tras ,não passam de marionetes comandado por um tirano um governador de fala mansa que não da satisfação para p nenhuma .Chega!!!!! Alckmin

    ResponderExcluir