terça-feira, 17 de maio de 2011

No Coração do Rio Grande

Eu reclamo de Santa Maria, mas ela é muito minha.

Foto Cláudio Machado, tirei daqui http://santamariafoto.blogspot.com

Santa Maria das ruas mal pavimentadas, das calçadas impossíveis de se caminhar, dos loucos por super-mercado.  Santa Maria das poucas livrarias, dos muitos religiosos, dos militares em excesso. Santa Maria do tráfego de cidade grande. Santa Maria onde é impossível comer um pão que preste. Santa Maria longe do mar. Santa Maria longe de tudo. Santa Maria dos bairros pobres, sem infra-estrutura e sem esgoto. Santa Maria sem planejamento urbano, nem transporte público. Santa Maria do calorão. Santa Maria do vento norte e das ruas sem árvores. Santa Maria dos radialistas. Santa Maria das ex-dondocas cor-de-laranja e suas lojinhas de novidades. Santa Maria diversa, alegre e tolerante. Santa Maria das Universidades. A cidade pulsa com elas: vestibular e formaturas, gente que vai e que vem. Santa Maria dos estudantes, de gente de toda a parte. Santa Maria onde se sorri nas ruas. Santa Maria das mulheres bonitas. Santa Maria das montanhas azuis e das cachoeiras escondidas. Santa Maria dos amigos perdidos. Santa Maria da minha memória. Santa Maria da alegria e do horror. Santa Maria das pitangueiras e dos ipês no Campus, em setembro. Dos plátanos dourados no outono. Santa Maria dos mais belos entardeceres. Santa Maria onde encontrei o meu amor.




6 comentários:

  1. Muito bom Farina!! Santa Maria, Santa Maria...

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Sei muito bem o que é amar e detestar um lugar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo! Quem é de Santa Maria, ou morou lá sabe muito bem o que são "Loucos por super-mercado" e falta de livrarias. Mas ainda assim, ela é realmente muito nossa!

    ResponderExcluir
  4. Lindo.

    O interessante é que, mesmo com peculiaridades muito próprias (como os "loucos por supermercado" - pelo espírito do grande César, o que é isso?), nossas cidades são lindas/horrendas, amadas/odiadas de modo muito parecido... mas cada uma delas é única, afinal, foi só numa delas que "encontramos nosso amor", né?

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Sobre os loucos por super-mercado. Era pior antes, mas segue acontecendo. Sábado os hiper-mercados da ciadade (são dois, mais um grande super-mercado) lotam porque o povo adora pegar suas cuias de chimarrão, mais filhos, cônjuge, sogra, avó, tartarugas, canários e ir PASSEAR dentro do super-mercado, tornando um caos a vida de quem precisa entrar rapidamente, pegar um vinho ou um quilo de açúcar e sair.

    ResponderExcluir
  6. Há alguns anos, uma ação do sindicato dos comerciários conseguiu na justiça que os super-mercados não abrissem no domingo. Houve luto municipal.

    ResponderExcluir