terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Meu Irmão Pequeno

Aconteceu em 1983 ou 84, quando nós ainda morávamos em Jaguari e foi pura verdade. Naquele ano, se deu a maior de todas as enchentes. A cidade ficou ilhada e muita gente pobre perdeu tudo o que tinha. Mas houve quem até achasse interessante, porque a cidade apareceu na televisão, proeza nunca alcançada por Santiago ou São Vicente.

Então disseram que vinha o Ministro e até o Governador. O meu tio era o vice-prefeito e decidiram que as autoridades iriam no carro dele. Meu tio gostava muito do meu irmão, que tinha sete anos e era uma fera, se irritava por qualquer coisinha. Quando chegou o dia, juntou um mundo de gente no Campinho das Irmãs. Para ver o helicóptero.

A máquina pousou e começaram a descer os homens de gravata. Meu irmão disse ao meu tio que ia voar no helicóptero. Meu tio disse que ele nem fosse louco e se comportasse. Meu irmão ficou furioso. Daí veio vindo o Governador, apertando mãos e pegando crianças para beijar. Quando chegou no meu irmão, o homem mal teve tempo de fazer o beiço, o guri pegou ele à traição, fechou o punho e deu um soco de baixo para cima. No saco do Governador.

Enquanto se dava o “Deus nos acuda”, meu irmão permanecia ali, de braços cruzados sobre o peito, duro como um pau e cheio de razão, com o orgulho típico dos injustiçados.


Mário Andreazza, então Ministro do Interior. Escapou por pouco.

8 comentários:

  1. Hahahaha, excelente! Ele ainda lembra disso?

    ResponderExcluir
  2. Lembra sim. Ontem telefonei para ele, que está no Acre, pedindo autorização para divulgar a história.

    ResponderExcluir
  3. Seu irmão passou a ser meu herói a partir de hoje!

    ResponderExcluir
  4. Pois aquele baixinho merecia sim!
    Mas não, foi no Jair Soares.

    ResponderExcluir
  5. Cruz credo, é hereditário? Não deixo mais meus guris chegarem perto do Miguel... E eu achando que minha família é espraiada por que minha irmã mora em Porto Velho... Os dois são praticamente vizinhos de porta

    ResponderExcluir
  6. André,
    sobre ser hereditário: eu ainda nem contei a vez em que meu avô, então prefeito da cidade nos anos 50, tirou um empresário a socos e pontapés da prefeitura porque ele fora até lá dizer que era importante demais para pagar impostos.

    ResponderExcluir
  7. Ah tá. Tudo ficou claro agora. Finalmente entendi porque o Jair Soares tinha aquela vozinha fina.

    ResponderExcluir