segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Terra dos Muitos

Este é um blog para contar histórias. Histórias recordadas, pesquisadas, inventadas. É composto por memórias, ficção, crônica cotidiana e historiografia. Há também impressões e improvisações. Não pretendo "ser um blogueiro", como tantos e tão bons há na rede, mas apenas ter um blog. Assim, tudo vai com alguma irresponsabilidade. A maior parte é conversa fiada mesmo.
O nome vem de um texto maravilhoso. É uma descrição, mas tem a maestria de um grande contador de histórias. 
Em setembro de 1737, o Mestre-de-Campo André Ribeiro Coutinho, segundo governador do Rio Grande, escreveu uma carta onde buscava descrever aquelas terras, que chamou "Terra dos Muitos".

"...A esse país, meu senhor, tenho chamado a terra dos muitos - ouça Vossa Mercê a razão - com toda verdade, porque aqui há muita carne, muito peixe, muito pato, muita marreca, muito maçarico-real, muita perdiz, muito jacum, muito laticínio, muito ananás, muita courama, muita madeira, muito barro, muito bálsamo, muita serra, muito lago, muito pântano; no verão muita calma, muita mosca, muita mutuca, muito mosquito, muita polilha, muita pulga; no inverno muita chuva, muito vento, muito frio, muito trovão, e, com todo o tempo, muito trabalho, muita faxina, muito excelente ar, muito boa água, muita esperança, muita saúde para servir a Vossa Mercê; pode produzir, como já esperimentamos, muita balancia, muita abóbora, muito legume, muita hortaliça, e, porque com uma palavra diga o que mais importa a Vossa Mercê, também há muita falta de tudo o mais para a vida e para o luxo; e como o que veio de baetas, tabaco, facas e chapéus e outras drogas, por conta d´El Rei, se tem feito um grosso avanço, seis frascos de aguardente se vendem por onze mil réis, bebe o comprador dois e vende os outros por onze mil réis..."


Não é uma beleza? Meu sonho, era escrever assim.

7 comentários:

  1. Não entendo você e o Charlles dizendo que não pretender ser blogueiros, como se fosse grande coisa. Pra ser blogueiro basta ter blog e escrever. Você já o é, meu caro! Benvindo!

    ResponderExcluir
  2. Caminhante.
    Primeiro comentário no blog. Ganha um bom-bom! Entrego na próxima vez que for a Curitiba!
    Sobre não ser blogueiro: de certo modo, é um aviso para mim mesmo. Para tentar me disciplinar e não deixar essa coisa tomar todo o meu tempo (me conheço com brinquedo novo).

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Espero por mais. Parabéns de uma pessoa que adora a História e adora ler histórias ^^

    ResponderExcluir
  4. Esse pessoal que monta um blog e não avisa ninguém. Ah, tipo estranho de gente! Um historiador, que escreve bem, tem um ótimo senso de humor, e é um grande pai...o que falta mais!?

    Abraço. (Avisou o Milton? Aposto que não!)

    ResponderExcluir
  5. GRAZZY: Obrigado, seja bem vinda!

    CHARLLES
    Valeu pela apreciação para lá de otimista sobre a minha pessoa.
    Sobre avisar as pessoas, coloquei o Twitter e no Facebook, mas não quero fazer muita pressão (sobre mim mesmo, bem entendido...).

    A propósito. Creio que, nos próximos dias, vem notas de leitura sobre Faulkner. E a culpa é tua. E da Caminhante.

    ResponderExcluir