sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Questionário de auto-conhecimento


A internet tem cada coisa. No ano passado, no dia do meu aniversário, recebi este questionário por e-mail. A pessoa que me enviou prometia uma profunda jornada de auto-conhecimento. Ora, as perguntas eram tão pertinentes e tão bem feitas que não vejo oportunidade melhor de me conhecer e de revelar, aos inadvertidos leitores do blog, minha posição ante aos mistérios do mundo. Na época, respondi assim:

1- Nome?
Luís Augusto

2- Quantidade de velas no seu último aniversário?
37, mas fazem menos de 24 horas. Antes, eu tinha 36. Durou um ano. 

3- Tatuagens?
Acho bem legal, mas tem que ter cuidado. Um conhecido meu, guitarrista, tinha uma tatuagem de águia na barriga. Ele engordou e hoje aquilo parece um pinguim muito indignado.

4- Piercings?
Imagina alguém com o nariz do tamanho do meu colocar um pericing ali. Ia ficar igual à Bruxa Alcéia. 

5- Já chorou por alguém?
Já, pelo Lasier Martins, quando tomou aquele choque na Festa da Uva, ao vivo, para todo o Rio Grande do Sul assistir. Chorei de rir, chorei de alegria, chorei de emoção. No fim, eu só consguia apaludir, entre lágrimas, e pedir: BIS! BIS!

6- Peixe ou carne?
De peixe eu só não como rã.

7- Cerveja ou vinho?
Vinho, minha filha, vinho. Desde os 18 anos, não tenho mais idade para cerveja

8- Metade cheio ou metade vazio?
Metade vazio. Mas estou me tratando.

9- Lençóis de cama lisos ou estampados?
Lençol novo e cheiro de café são coisas que dão sentido à vida

10- Filme preferido?
O preferido não sei, porque são muitos. Mas o pior foi aquele da gordinha.
A gordinha rica vai fazer uma viagem no navio, com o noivo fresco. Daí o guri pobre se apaixona pela gordinha e diz que nem se importa com o buço dela. Eles vão para a proa do navio e abrem os braços, enquanto ele encoxa ela. Daí o navio bate num iceberg. Não era o suficiente para afundar o navio, porque foi acima do nível d'água. Mas a gordinha, curiosa, tinha que ir ver o que aconteceu. Daí o peso dela fez o navio inclinar do lado do furo e encheu d'água. Foi uma gritaria, todo mundo correndo, o fresco que era noivo da gordinha até se despenteou. Os ricos, fiádasputas, trancaram os pobres para morrer tudo no subsolo do navio. A gordinha voltou para proa. Daí o navio inclinou com o peso dela. Desesperada, ela então foi para a popa, mas era tarde, porque o navio estava já afundando pela proa e estava quase na vertical. A gordinha, lá em cima, na popa, fez o navio se partir em dois. Não satisfeita, ela ainda empurrou o canto do navio em que ela estava, pela popa, até afundar todo. Mas a gordinha era tinhosa e nadou para cima de uma porta que estava boiando no mar. O guri que gostava dela também tentou subir na porta, mas não conseguiu. Ele não cabia porque a gordinha ocupava todo o espaço em cima da porta. Tivesse se apaixonado por uma moça mais magrinha e teriam se salvado os dois. Mas não, guri burro, tinha que se apaixonar pela gordinha. Daí ele ficou agarradinho na porta, enquanto ela se refestelava ali em cima, bem bela. Ele acabou congelando por causa da temperatura da água naquelas latitudes. A gordinha, então, tirou as mãos dele da porta e ele afundou. O resultado foi que a gordinha se salvou e o  mundo inteiro foi amaldiçoado com a música da Celine Dion por anos e anos a fio.
Enfim, uma história de dar dó.

16 – Coca-cola simples ou com gelo?
Com muito gelo e limão. Tomando rápido, até quase sair pelo nariz.

17 – Pior sentimento do mundo?
Durante algum tempo, estudei em um prédio antigo, no qual tinham colocado um elevador. Só tinha banheiro no terceiro andar. O elevador ficou estragado por semanas. Veja bem, o prédio era mesmo muito antigo e os degraus das escadas eram altíssimos. Impossível subir aquilo tudo com as pernas juntas, mas, certa vez, pareceu inevitável tentar a façanha. Havia uma força exigindo que se tentasse, ainda que parecesse suicídio. Já imaginaram a angústia da pessoa?

18- Melhor sentimento do mundo?
Adivinha!

19- Última coisa que faz antes de dormir?
Eu ranço. Sou igual a criança. Tenho sono e fico dando voltas, insistindo em não ir para a cama. No outro dia, pela manhã, fico com raiva por não ter ido dormir antes. É o caso agora, que é quase 1 hora da madrugada e eu já deveria estar fazendo naninha...

20 – Se pudesse ser outra pessoa, quem seria?
Seria um narrador de futebol no rádio.  O cara vai a todos os jogos de graça, narra e todo mundo tem que ouvir e o cara ainda ganha para isso! Sempre foi a profissão dos meus sonhos. Mas não tenho voz.

21 – O que você tem debaixo da cama?
Hoje, nada. Minha cama é box. Mas durante três anos já tive: 1 colchão rasgado, 2 pesos para musculação nunca usados, 1 colchonete para abdominais nunca usado, 1 livro sobre cozinha saudável (nunca lido), 2 almofadas para sentar em arquibancada de estádio de futebol (muito usadas), 1 meia branca extraviada, uma aranha e a família dela, 2 pares de sapatos, 1 guia telefônico da cidade de Porto Alegre, o Minotauro que aparecia no Sítio do Pica-Pau Amarelo (desde que tenho 5 anos, ele me me persegue por passagens secretas embaixo das camas - ninguém acredita em mim mas agora, como já disse, comprei uma cama box: chuuuuuuupa Minotauro!!!)

32- Uma saudade:
Do tempo em que não havia tele-atendimento, nem tele-marketing.
Do tempo em que o Lasier Martins era só comentarista esportivo.
 Do tempo em que eu podia comer um "Xis bacon com muita maionese" às 5 da manhã e dormir serenamente depois.
Ah... era uma saudade só? É que eu ando muito melancólico...

33- Decepções que teve em sua vida:
Sabe, é até bonito o que eu vou dizer.
Eu achava que havia tido algumas frustrações, mas então ouvi uma história que me fez ver o que é realmente uma decepção.
Quando iaugurou o supermercado Carrefour em Santa Maria, a ciadade parou. A fila dava três voltas no quarteirão. No outro dia, ouvi uma moça perguntar para outra, na fila do ônibus: "tu já foi no Carrefour?". A outra respondeu, toda animada "já sim, e tu, o que achou?" A resposta veio com uma tristeza de cortar o coração; "Nem me fala... fiquei três horas na fila, no dia da inauguração e... sei lá... é só um supermercado..."
Esperava o quê, minha filha? Um aeroporto?

34- Formas diferentes que lhe chamam
Guto, Farinatti (mas eu sempre acho que é o meu pai), Luís Augusto, Luizugusto, Ogusto, Ugusto, Luis Gustavo, Luis Alberto, Luis Carlos, José Augusto, Carlos Alberto (!!!!!!!),Augustus Glup (eu tinha 12 anos e era gordo)

35- Seu time de futebol favorito?
INTERNACIONAL... meu Deus do céu, qual outro seria?

36- “Espero que este ano eu possa”:
...fundar uma Igreja e ficar muito rico!!

37- Uma frase:
"Deixai-los ri-los pois, em breve, calabocar-se-ão."


10 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Nada mais a declarar!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahahahahahhahahahaha nossa prof eu ri muito!!! Coisa boa ler e rir assim numa manhã de sábado. Obrigada!:D Ah, antes de ir hahaha quais dos diferentes apelidos você menos gosta?(Eu chuto que é o último) :D

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHAHA, excelente!


    Vi o filme da gordinha e... jura que ela tinha buço? Sempre me impressiono com a capacidade que vocês (homens) têm de perceberem buços. São uns obsessivos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, pessoal!

    Rayssa: sem dúvida o último. Embora eu tenha emagrecido aos 14 anos, o gordinho ainda mora em mim... E, nos últimos anos, tenho caminhado firmemente para retomar a velha forma.

    Caminhante:
    Valeu pelo RT!
    Claro que ela tinha buço. Mas ela se transformou numa mulher muito interessante nos filmes seguintes. Mas as rainhas dos buços são a Salma Hayek e a Penélope Cruz.

    ResponderExcluir
  5. Só tenho uma coisa a dizer: eu pegava aquela gordinha de jeito! Ah, se pegava...

    ResponderExcluir
  6. Um outro alemãozinho pegou, Vitor, em um filme bem melhor!

    ResponderExcluir
  7. ....muitos risos altos....
    muito bom....
    bju

    ResponderExcluir
  8. eu pegava os dois...a gordinha e o noivo fresco...mas me mijei rindo do Carrefour...

    ResponderExcluir
  9. Hahahahaha
    Alexandre... e o guri burro, tu não pegava?
    Quanto ao Carrefour, precisava ver, foi uma comoção...

    ResponderExcluir
  10. Nossa, além de tudo ainda te revelas um excelente crítico de cinema! O Vitor Biasoli que se cuide... De chorar de rir - quase como o choque do Lasier.

    ResponderExcluir